O termo Tsunami vem do japonês ? significando tsu -;porto ,e nami -;onda. O termo foi criado por pescadores que, vindo da pesca, encontraram o porto desvastado, ainda que não tenham visto nem observado a onda no alto mar. As expressões -;ondas de maré - ;tidal waves; ou raz de maré -;do francês raz-de-maré; são de evitar por constituírem, respectivamente, um anglicismo e galicismo desnecessários e enganadores, dado que os tsunamis nada têm a ver com as marés.
Causas
Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo -;movimento no interior da terra, um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectónicos são um tipo particular de sismo que origina um deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção.
Este blogger tem como objectivo de mostra como as coisas acontece no mundo actual a volta da nossa realidade.
Efeito devastador de um tsunami
terça-feira, 5 de julho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Um tsunami (pronuncia-soo Nahm-ee) é uma série de grandes ondas que ocorrem como resultado de uma perturbação submarina violenta, como um terramoto ou uma erupção vulcânica. As ondas viajam em todas as direcções a partir do epicentro do distúrbio. As ondas podem viajar em mar aberto tão rapidamente quanto 450 milhas por hora. Como eles viajam no oceano aberto, as ondas de tsunami em geral não são particularmente grandes, daí a dificuldade em detectar a aproximação de um tsunami. Mas, como essas ondas poderosas abordagens águas rasas ao longo da costa, suas velocidades ficam lentas e, consequentemente, crescem a uma grande altura antes de se esmagar contra a costa. Eles podem crescer tão alto quanto 100 pés, o tsunami no Oceano Índico gerou ondas chegam a atingir 30 metros.
terça-feira, 14 de junho de 2011
com avanço da tecnológias o homem tem estado a procura métudos para prevenir alguns fenóminos da natureza, fenómino este que tem estado a causar maiores distruição no mundo, e a por em causa grandes preocupação por partes das autoridades internacionais, como também grandes prejuizo,no país,como poderá ser a terra com este fenómino daqui a 2020?o que dizem os religiosos a cerca disto? com estes fenóminos posso dizer que este mundo é um paradoxo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)